segunda-feira, 10 de maio de 2010

Como reconhecer um louco?


Ela estava no ônibus um tanto pensativa: “será que estou louca? será que tudo o que sinto é extremamente normal? qual o limite entre a loucura e a normalidade?”
E nisso... eis que surge uma figura masculina um tanto esquisita na porta da frente do ônibus.
Como costuma atrair pessoas estranhas, pensou: “ele vai sentar ao meu lado”. Ela rezou para que isso não acontecesse; mas foi em vão. Ele sentou-se justamente ao seu lado. E o pior: puxou conversa!!!
Ele:
- Bom dia, eu tô aqui retado!
Ela sorriu.
Ele:
- Pô, faz um tempão que minha mãe não compra o meu remédio controlado.
Ela tremeu.
Ele:
-Imagine! Eu preciso do remédio e ela não compra. Já tem mais de um mês que não tomo Ela mesma que me internou como louco em 1994. Agora não posso ficar sem o remédio. Ela é ruim, mas agora ela tá pagando, porque eu trabalho e moro na Linha Verde; falo várias línguas; e ela mora aqui na favela.
Ela, apesar do medo, não conseguiu disfarçar a revolta. O que ele havia chamado de favela, era o seu humilde e simpático bairro. Olhou com raiva para ele, mas lembrou-se de que não podia contrariá-lo, afinal de contas ele tomava remédio controlado e já havia sido internado como louco.
Ele:
- Desculpa o cheiro, o suor, mas não deu tempo tomar banho; vou abrir a janela pra você.
Ela pensou: “mas eu não estou sentindo calor; e o meu cabelo???? Isso é um absurdo!”.
Mas constatou que absurdo maior era ele passar o braço, que não estava muito cheiroso, por cima do seu rosto.
O clima não estava nada bom, até que ele SURPREENDENTEMENTE elogiou as unhas dela:
- Suas unhas estão lindas!
Ela não se conteve. Ficou em estado de graça! De imediato, surgiu o pensamento: “qual o limite entre a loucura e a normalidade?”
Ela parou para pensar que há muito tempo alguém (aparentemente) normal não elogiava as suas unhas. No entanto, aquele rapaz que tomava remédio controlado e que já foi internado como louco conseguiu perceber e exteriorizar isso.
Achou aquela cena linda e sorriu. Ela, assim como ele, também havia achado as unhas lindas. Estava radiante de alegria, quando foi tomada de súbito por um outro comentário do seu companheiro de viagem:
- Nossa, as ruas estão cheias de carros! Olha só o engarrafamento!
Ela estendeu um pouco a cabeça e olhou.
Ele perguntou:
- Sabe por que isso?
Ela:
- Não!
Ele:
- É culpa do IPI reduzido!
Ela ficou em estado de choque!!!!!!!Um louco sabia que o IPI reduzido havia movimentado a indústria automobilística. Ela, assim como ele, sabia disso.
Em seguida, ele pediu o ponto e desceu, pedindo desculpas por tê-la incomodado durante a viagem. Ou seja: ele tinha noção das regrinhas básicas de educação.
Ela permaneceu em estado de choque!!!!!! Não sabia mais como estabelecer parâmetros para distinguir um louco de uma pessoa normal. Essa constatação agravou a sua crise de início de viagem. Sentia uma vozinha atormentado os seus pensamentos: você é louca! o que diferencia ele de você?
Ela, não aceitando compartilhar desse pensamento um tanto absurdo, sussurou:
- Talvez o cheiro, afinal de contas, eu estou cheirosa, e ele não!!!! Pronto, isso é o suficiente! Não, não é! Um simples banho resolve! Então, como reconhecer um louco?
PS: A resposta deve levar em conta o grau de loucura acima do normal, entendem? Por favor, ajudem-me!

6 comentários:

Vida disse...

Amiga, sinto muito, mas somos todos loucos... uns mais, outros menos. Lembra do Alienista?
Vou confessar que não me acho normal, mas vc é mais louca que eu. rs

Clark disse...

Bem, ele era um homem conseguindo reparar nas unhas de uma mulher. Certeza: ou gay ou louco! rs

Lu disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luci Hora disse...

Deselegante seu comentário, Clark! Ele é um rapaz gentil! Aff!!! Já vi que, de todos os meus amigos, a única não louca sou eu!!! ADoooooooro!

Lila Beatriz disse...

Pára tudooooooooooooo, se Lucinda é "não louca".... Ai, gente, a minha crise se agravou...!!!!

Ed Soares disse...

Olá, achei tão interessante este teu poste que tive a ousadia de posta-lo em meu blog, Revista do Ed que voce pode conferir pelo linck http://revistadoed.spaces.live.com/
Claro que eu citei a autoria e indiquei o blog para que outros te visitem também ok...

Beijos na alma e muita paz, sempre!